quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Comentários - texto Roxane Rojo.

Caros alunos pesquisadores, após a leitura do texto "A leitura de livros infantis na interação de sala de aula: do diálogo ao monólogo", de Roxane Rojo (2010), comentem as intervenções das professoras durante as atividades de leitura apresentadas nos exemplos de 1 a 6 E 8.
Abraços a todos,
Profa. Fabiana Borges.

3 comentários:

  1. Ja de cara podemos ver que a intervenção da professora durante as atividades é manter a ordem dentro da sala de aula.Elas usam uma linguagem oral de facil entendimento para eles, apesar de nao usarem a a norma culta,algumas vezes usam de palavras que so usamos na linguagem escrita.Quando a pesquisadora coloca uma crianca para contar a historia, é de extrema importancia perceber que ela se coloca no papel de "aluna" interage junto com a crianca que esta lendo, fazendo questionamentos e comentarios sobre a historia que esta sendo trabalhada.

    ResponderExcluir
  2. A 1ª professora só pensa em colocar a sala em ordem, não da liberdade alguma a criança na hora da leitura. É realizada na sala de aula onde os alunos têm que ficar iguais a estátuas imóveis não pode se mexer. A professora se apropria da leitura, não dando abertura para os alunos se expressarem e opinarem sobre a leitura.
    A 2ª professora da total liberdade para as crianças falarem, onde quem conta as historias é os próprios alunos, onde ela cria um ambiente especifico para a realização da leitura dando abertura para todos falarem, e direcionando para que a história não fuja do contexto.
    A meu ver deve ter sim um silencio na leitura, mas também tem que dar liberdade de expressam para os alunos muitos só têm aquele momento onde escutam as historias, então deve ser um momento prazeroso para eles.

    ResponderExcluir
  3. Concordo Taila, ao mesmo tempo que é necessario manter a ordem numa sala de aula, tambem é necessario deixar os alunos interagir e expressarem suas opinioes sobre o que esta sendo trabalhado, com isso teremos futuros leitores criticos.

    ResponderExcluir