terça-feira, 15 de novembro de 2011

Leitura complementar: gêneros textuais.

Caros alunos pesquisadores.
Há vários autores que discutem o uso de gêneros textuais em sala de aula. Abaixo, elenquei alguns textos que possam complementar o entendimento de vocês para esse assunto.

O texto "Gêneros textuais e letramento na educação de jovens e adultos", escrito por Letícia Pereira, da Universidade Estadual do Piauí, discute de que maneira os gêneros textuais podem contribuir para práticas letradas em sala de aula e faz uma crítica ao uso indevido dos gêneros apontando para a necessidade um "ensino consciente e eficaz dos gêneros textuais".

O texto "Gêneros textuais e produção linguística" apresenta o livro de Luiz Antônio Marcuschi, editado pela professor Giselda Costa. Este texto permite conhecer as reflexões de Marcuschi, um dos autores mais consagrados no estudo de gêneros textuais na atualidade, e pensá-las no ensino/aprendizagem da escrita.

O texto "Letramento e gêneros textuais escritos em sala de EJA", da autoria Patrícia Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais, relata uma experiência pedagógica com um projeto sobre letramento e gêneros textuais e apresenta definições básicas sobre alfabetização e letramento.

O texto "Análise de gêneros do discurso na teoria Bakhtiniana: algumas questões teóricas e metodológicas", de Rosângela Rodrigues, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, apresenta reflexões acerca dos gêneros textuais sob o olha de Bakhtin, que considera os gêneros numa perspectiva discursiva. Esse autor é precursor quando o assunto é gênero textual e é de leitura indispensável para quem quer aprofundar estudos nesta área.
Boa leitura a todos!
Abraços,
Profa. Fabiana Borges.

Vamos aos textos:











Nenhum comentário:

Postar um comentário